martes, 23 de febrero de 2010



Oração da Capoeira
O seu autor, Professor Inezil Penna Marinho, homem dotado de uma enorme sensibilidade para compreender a cultura popular brasileira, além de uma sólida e diversificada formação acadêmica, é também autor de diversos estudos sobre a capoeira, entre eles o Subsídios para o estudo da metodologia do treinamento da capoeiragem, 1945; Subsídios para a história da capoeiragem no Brasil, 1956 e A ginástica brasileira, 1981.
"Sinto que das profundezas de meu ser brota um novo anseio de expressão corporal, como se minh'alma se libertasse de séculos de opressão!
Não mais serei obrigado a repetir gestos típicos da manifestação cultural de outros povos distantes! Eu consegui me libertar daqueles ritmos que me atormentavam, descompassando meus movimentos, sufocando a sensibilidade musical dos meus ancestrais! Eu me encontrei finalmente com o meu próprio ritmo, graças ao qual eu me liberto de atávicas repressões e posso exprimir meus sentimentos, minhas esperanças, minhas idéias, minhas quimeras, meus ideais! Agora eu sou LIVRE! Respeito a ginástica de todos os povos do mundo, mas necessito, desejo e quero realizar a minha própria ginástica - A GINÁSTICA BRASILEIRA!" CAPOEIRAGEM.

No hay comentarios: