NOTA:
“Por volta da década de cinqüenta, Sinhozinho era um personagem muito conhecido no Rio de Janeiro, especialmente em Ipanema e Copacabana. Nascido em Santos, São Paulo, filho do Cel. José Moreira Sampaio, Intendente daquela
cidade, já em 1904, Sinhô iniciava sua brilhante carreira de desportista, como sócio-aluno do Clube Esperia de São Paulo. Ainda em São Paulo, após passar pelo Clube Atlético Paulistano, pela Associação Atlética das Palmeiras, e pelo Clube Força e Coragem, Agenor Sampaio veio para o Rio e não mais saiu. [...]
http://geocities.ws/capoeiranomade/Capoeira_jogo_atletico_brasileiro-Joel_Marques.pdf
A CONTRIBUIÇÃO DO CELEBRE AVIADOR EDÚ CHAVES
– Mais tarde ” prosseguiu o nosso entrevistado ” com a vinda de Edú Chaves da Europa, novos ensinamentos nos foram ministrados, dos quaes a luta greco-romana, box francez (savata) e a gymnastica em apparelhos foram os mais importantes.
Em 1907, ingressei no Club Força e Coragem, que obedecia à direcção do professor Pedro Pucceti. Continuei os exercícios que sabia e outros mais, que aprendera com o referido mestre.
OS PRIMEIROS TRIUMPHOS EM LUTA ROMANA
– E praticou desde logo a luta romana?
– Sim, em 1907, obtive os meus primeiros sucessos nesta luta e tive occasião de vencer o torneio da minha categoria.
RIO, CIDADE AMIGA E HOSPITALEIRA
– Em 1908, mudei-me para esta capital, de onde jamais me afastei. O Rio é uma cidade encantadora pelos seus recursos naturaes e captivante pela lhaneza dos cariocas, que são extremamente hospitaleiros.
Fui um dos fundadores do Centro de Cultura Physica Enéas Campello, que teve o seu período de fastigio no sport carioca. Ali, ao lado de João Baldi, Heraclito Max, Jayme Ferreira e o saudoso Zenha, distingui-me em diversas provas em que tomei parte.
FUENTE: Clube Nacional de Gymnastica: Uma grande Promessa”
Diário de Notícias, RIO, 1º de setembro de 1931
ARTÍCULO:
Escola de Educação Física da Polícia Militar do estado de São Paulo
NESTOR SOARES PUBLIO E IVENS MARTINI CATALANO
The Physical Education School of São Paulo State Police Force
Origem, parceria e legado da EEFPM – SP, 1906 – década de 1940:
Origin, partnership and legacy
of EEFPM – SP, 1906 – 1940s:
Escola de Joinville-le-Pont, França / France Atividades Tradicionais / Traditional Activities:
Ballet de Joinville-le-Pont, Box Savat, Jogo do Bastão, Esgrima Ornamental, a Ginástica Sueca, Esgrima de Baionetas, pirâmides humanas, força conjugada em duplas e trios, ginástica em aparelhos como barra fixa, paralelas, cavalo com arções, argolas em balanço e pórticos de 4, 5, 6 e 7 metros de altura.
NOTA:
1910 -A cópia do documento oficial da criação da Escola de Educação Física foi publicada na Ordem do Dia nº 52 do Comando do 1° Batalhão da Força Pública (atual Batalhão Tobias de Aguiar), vazado nos seguintes termos: “Transcrevo o Aviso nº 185 da 3ª Secção - 2ª directoria, de 3 de março de 1910, do Senhor Dr. Secretário de Justiça e da Segurança Pública, deste teor: Senhor Comandante Geral da Força Pública. Declaro-vos em referência ao Ofício nº 330 de 14 do mês passado que fica creado um Curso de Esgrima e Gymnastica, destinado aos officiais da Força Pública do Estado, devendo serem tomadas as providências para instalação do respectivo apparelho em sala adrede preparada. Saúde e fraternidade. (Assinado) W.Luiz “. No dia 7 de março o Capitão Delphin Balancier do Exército Francês assumiu o Comando da Escola. Nestes termos, confirma-se mais uma vez que a EEFPM de São Paulo é a mais antiga do país. E como localização na cidade se São Paulo, a nova Escola foi estabelecida próximo ao Rio Tietê, junto aos clubes esportivos (*Clube Esperia-Sinhozinho) que lá se concentravam desde o final do século XIX.
*Nota del pesquisador
http://www.atlasesportebrasil.org.br/textos/28.pdf
1 comentario:
Agenor Moreira Sampaio (1891-1960), mais conhecido como Sinhozinho, deu outro exemplo notável de como a capoeira poderia integrar-se à educação física ou ser usada em competições de lutas. Entre 1920 e 1960, ensinou educação física, ginástica, atletismo, futebol e artes de combate em diferentes clubes da cidade ( Pires, 2001 , p.104-106). Considerava a capoeira técnica de combate válida, mas, tal como seu colega Burlamaqui, não se interessava por seus aspectos ritualísticos ou artísticos. Mesmo assim, Sinhozinho era uma das poucas pessoas que ainda ensinavam capoeira no Rio de Janeiro, depois de 1920, evitando seu completo desaparecimento. Ele e seus alunos também participaram de lutas no ringue, onde enfrentaram capoeiristas baianos como Artur Emídio e Bimba e seu alunos ( Ferreira, 2007 , p.99-107).
Publicar un comentario