miércoles, 24 de febrero de 2010

ESPAÇO, PUNIÇÃO E RECOMPENSA NO IMPERIAL COLLEGIO DE PEDRO II


UM OLHAR SOBRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SECUNDÁRIO NO
SÉCULO XIX: O LICEU DE COIMBRA E O IMPERIAL COLLEGIO DE
PEDRO II
A View of Secondary Schools in the XIX Century:The Lyceum Of Coimbra and the Imperial College Pedro II. António Gomes Alves Ferreira
Ariclê Vechia
......A disciplina de Música foi incluída no plano de estudos do Liceu de Coimbra em 1851 e no Collegio de Pedro II a oferta de Música já estava contemplada no primeiro plano. No estabelecimento de ensino brasileiro, além de Desenho ainda se ministravam Exercícios Ginásticos, o que mais nos convence do propósito modernista que o Collegio de Pedro II protagoniza. Sublinhe-se, no entanto, que as três disciplinas eram facultativas, não sendo necessária a aprovação em qualquer uma delas para obtenção dos títulos oferecidos pelo Collegio.

ESPAÇO, PUNIÇÃO E RECOMPENSA NO IMPERIAL COLLEGIO DE PEDRO SEGUNDO
Carlos Fernando Ferreira da Cunha Junior
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais
Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora
E-mail: carlos.fernando@ufjf.edu.br
Luiz Pedreira do Couto Ferraz, ministro do Império, fez referência, em 1855, à intenção do
governo de organizar outro espaço para o CPII, diante das inconveniências higiênicas do seu
edifício original:
“este edificio não póde continuar a servir para o internato. Já insufficiente no estado em que se acha, porque ali não ha onde acommodar convenientemente os repetidores, nem onde ter salas com o espaço necessario para todas as aulas; visto como os dormitorios occupam as principaes divisões do edificio; pouco salubre já por sua posição no centro da Cidade para conter o avultado numero de alumnos internos que possue, e que tende a augmentar extraordinariamente, já pela humidade que domina grande parte do edificio, e finalmente inconveniente pela falta muito sensivel de logares de recreio, e nos quaes os meninos façam os exercicios gynmnasticos, tão essenciaes em sua idade, e tão recommendados para sua educação physica por todas as autoridades competentes” (p.59–60).4

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