miércoles, 24 de febrero de 2010

as Lutas -Colegio de Pedro II


NOTA DEL PESQUISADOR: El bachiller Gonçalves fué mestre de Capoeira de Tunay en el colegio Pedro II(¿Savate?)

Memórias‎ - Página 78 de Alfredo d'Escragnolle Taunay Taunay (Visconde de) - 2005 - 588 páginas NAS FÉRIAS de 1857 a 1858 morrera o bacharel Gonçalves de tísica ... Em todo o caso, se o bacharel Gonçalves pouco valia, soube granjear dos alunos memória ...

OS EXERCICIOS GYMNASTICOS NO
IMPERIAL COLLEGIO DE PEDRO SEGUNDO
(1841-1870)
Dr. CARLOS FERNANDO FERREIRA DA CUNHA JUNIOR
Professor Adjunto da Faefid/UFJF
E-mail: carlosjr22@hotmail.com
...............................Ao que tudo indica, Pedro Meyer, para além da esgrima, desenvolveu um trabalho mais abrangente no CPII. Nesse sentido, é esclarecedor o relatório apresentado pelo inspetor geral da Instrução Pública do Município da Corte em 1859: Durante o anno passado começou a funccionar com a possivel regularidade o gymnasio do internato. Com pequena despeza se acha provido de um portico regular com varios apparelhos supplementares que permittem a maior parte dos exercicios da gymnastica pratica de Napoleon Laisné, ensinados pelo alferes Pedro Guilherme Meyer17. De acordo com o inspetor, Pedro Meyer teria ministrado lições de exercicios gymnasticos inspiradas na ginástica do francês Napoleon Laisné, discípulo do coronel Francisco Amoros y Ondeano, a principal figura da ginástica francesa, falecido em 1848. Laisné tornou-se um dos principais continuadores da obra de Amoros, desenvolvendo seu trabalho na Escola de Joinville-le-Point, local para o qual foi
transferido em 1852, o principal ginásio antes dirigido pelo Coronel Amoros (Baquet, 199-). Segundo Carmen Lúcia Soares (1998), no método organizado por Amoros destacavam-se os exercícios da marcha, as corridas, os saltos, os flexionamentos de braços e pernas, os exercícios de equilíbrio, de força e de destreza, bem como a natação, a equitação, a esgrima, as lutas, os jogos e os exercícios em aparelhos, tais como as barras fixas e móveis, as paralelas, as escadas, as cordas, os espaldares, o cavalo e o trapézio. No CPII, atividades desse tipo foram implementadas por Pedro Meyer, mestre que introduziu na instituição os exercicios gymnasticos em aparelhos.
Em 1876, para substituir aqueles adquiridos na época de construção do gymnasio e do portico gymnastico, Meyer solicitava ao ministro do Império a compra de novos aparelhos:







Memoria y olvido de Francisco Amorós y de su
modelo educativo gimnástico y moral.
La "École Normale Militaire de Gymnastique" de Joinville-le-Pont (1852-1939)
La inauguración de la "École Normal Militaire de Gymnastique" de Joinville-le-Pont (1852) debemos circunscribirla en las postrimerías de la Segunda República francesa, o lo que es más significativo, en los albores del Segundo Imperio: el de Napoleón III. Es poco sabido que la emperatriz de origen español Eugenia de Montijo, esposa del emperador Luis Napoleón, contribuyó a título personal, con bastantes recursos, a mejorar las infraestructuras del extenso terreno que finalmente habría de ocupar la citada Escuela Central de Gimnástica. La puesta a punto de las infraestructuras y de las máquinas y aparatos gimnásticos necesarios para inaugurar la Escuela gimnástica militar de Joinville estuvo supervisada por Napoleón Laisné y por otro destacado alumno del coronel Amorós: el también coronel del ejército francés Charles-Henri-Louis d'Argy.

2 comentarios:

AEC dijo...

BRAZIL AND THE BRAZILIANS, PORTRAVED IN HISTORICAL AND DESCRIPTIVE SKETCHES, REV. D.P. KIDDER, 1857
English Slave-holders. 137

There is a singular secret society among the negroes, in which the highest rank is assigned to the man who has taken the most lives. They are not so numerous as formerly, but from time to time harm the unoffending. These blacks style themselves capoeiros, and during a festa they will rush out at night and rip up any other black they chance to meet. They rarely attack the whites, knowing, perhaps, that it would cost them too dearly.

AEC dijo...

(pág 27) A extorsão feita á viuva divulgou-se e acerbou os antigos ódios contra Pinto Monteiro. De mais a mais, elle tinha offendido o espirito dos estatutos, que eram obra sua. Os consócios acharam irregular e menos honesto que o seu presidente levasse o egoismo á extremidade de revindicar só para si direitos de propriedade commum.
Toda a propriedade alheia era d'elles todos, pelos modos. Alguns doestes, mais penetrantes, incutiram no phalansterio a suspeita de que o chefe tivesse intelligencias com a policia. Um mulato de grandes brios, notável CAPOEIRA, e muito summario nos processos d'aquella espécie, fez lampejar o aço da sua faca, e declarou que ia anavalhar o redenho do cego.
FUENTE: O cego de Landim (1876)
Author: Castelo Branco, Camilo, 1825-1890
Publisher: Lisboa : M. Moreira
Language: Portuguese