miércoles, 24 de febrero de 2010




.....................Com pequena despeza se acha provido de um portico regular com varios apparelhos supplementares que permittem a maior parte dos exercicios da gymnastica pratica de Napoleon Laisné, ensinados pelo alferes Pedro Guilherme Meyer.(MINISTÉRIO DO IMPÉRIO, 1858, p.18).De acordo com o Inspetor, Pedro Meyer teria ministrado lições de exercicios gymnasticos inspiradas na ginástica do francês Napoleon Laisné. Este era discípulo do Coronel Francisco Amorós y Ondeano, a principal figura Organização e cotidiano escolar da Gymnastica 180PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 163-195, jul./dez. 2004
http://eu-bras.blogspot.com/2009/09/metodo-amoros-box-de-punos-y-pies.html
ABAJO:


Nouveau manuel complet d'education physique,gymnastique et morale: atlas escritio por el COROLEL AMOROS (1847)









http://books.google.com/books?id=3QcVxJ69OLQC&dq=Manuel+d




MOVIMENTO DE INSERÇÃO DA GINÁSTICA COMO CONSTITUTIVA DA
CULTURA ESCOLAR DO GINÁSIO MINEIRO (INTERNATO E
EXTERNATO) – 1890-1916

TEIXEIRA, Aleluia Heringer Lisboa – Fundação Helena Antipoff –
aleluiahl@yahoo.com.br
GT: História da Educação / n.02
Agência Financiadora: Sem Financiamento

Esse programa contém elementos que permitem aproximá-lo do método francês de ginástica idealizado por Amoros (1770-1848)6. Naquilo que ele considerava essencial em sua obra, e que foi reunido em 17 itens, tem-se os exercícios elementares ou movimentos graduados em diferentes ritmos, visando à resistência à fadiga e um direcionamento moral para o método. Esses exercícios seriam o andar e o correr sobre terrenos fáceis ou difíceis; o saltar em profundidade, extensão e altura, com ou sem ajuda de materiais; a arte de equilibrar-se em traves fixas, o transpor barreiras; o lutar de várias maneiras; o subir com auxilio de corda com nós ou lisa, fixa ou móvel; a suspensão pelos braços; a esgrima e vários outros procedimentos aplicáveis “a um grande número de situações de guerra ou de interesse público” (SOARES, 1996.p.20)
http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/GT02-3693--Int.pdf

No hay comentarios: