miércoles, 8 de diciembre de 2010

1820-Militares Negros acusados de CAPOEIRAGEM enviados a regimentos de negros em Montevidéu

Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, Abril/ Maio/ Junho de 2009 Vol. 6 Ano VI nº 2, ISSN: 1807-6971, Disponível em: www.revistafenix.pro.br
OLHARES SOBRE A POLÍCIA NO BRASIL:
A CONSTRUÇÃO DA ORDEM IMPERIAL NUMA SOCIEDADE MESTIÇA
Francis Albert Cotta*,l Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
francis.cotta@bol.com.br

O Intendente Geral da Polícia via as ações dos Henriques como:
[...] má vontade, já pelo desprezo que nisto mesmo se querem fazer deles, já porque são homens miseráveis, sapateiros, pedreiros, e alfaiates, que se privam de seus jornais nesses dias, única renda de que se mantém, e sua família, e o resultado é abandonaremos presos, que a seu salvo fogem, ficando em risco a segurança pública.35 O Intendente afirmava que os soldados negros libertos “[...] são mais amigos dos negros seus parceiros, e de quem descendem, e dos mulatos com quem mais convivem do que dos brancos”.36 Viana observara “nas praias e mesmo nas ruas, soldados jogando jogos proibidos com negros e pardos”, o que considerava algo extremamente vergonhoso. Para intimidar tais atitudes, os soldados infratores deveriam ser punidos tirando seis meses de serviço como sentinelas nas prisões.37 Muitos militares negros foram acusados de capoeiragem. Uma vez que eram considerados impróprios para trabalharem em obras públicas, o caminho era enviá-los para servir nos regimentos de negros em Montevidéu.38
Alguns destes acordos e acomodações, entendidos pelas autoridades militares e Intendente da Polícia como desvios de conduta foram representados por alguns artistas através das aquarelas. A aquarela, pela rapidez da secagem, foi uma das técnicas mais utilizadas pelos artistas que retrataram os costumes e o cotidiano no Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XIX. Com o destaca Júlio Bandeira: “[...] a rapidez desta técnica e sua espontaneidade latente carregam de autenticidade a imagem, traduzindo diretamente as suas primeiras impressões”.39
35 Registro da correspondência da polícia. 10/12/1817. ANRJ. Códice 323. vol. 5, fls. 12-13.
36 Registro do Ofício expedido ao Ministro e Secretário da Repartição de Guerra. 23/05/1808. ANRJ.
Cód. 318, f. 16v.
37 Ofício ao Ministro Thomaz Antonio de Vila Nova Portugal. Paulo Fernandes Viana, Rio de Janeiro. 8/9/1820. Registro da correspondência da polícia. ANRJ. Códice 323. vol. 6, fls. 20-21.
38 Correspondência de Paulo Fernandes Viana a Vila Nova Portugal. Rio de Janeiro, 16/05/1820. ANRJ.
Códice 323, vol.6, fl. 8.
39 A despeito de ter sido utilizada desde a segunda metade do século XVIII por artistas como os portugueses Joaquim José Codina e José Joaquim Freire, que realizaram as primeiras aquarelas da Amazônia brasileira nos anos de 1783-1792, somente foi oficializada em 1814 com a criação da Royal
Watercolour Society. (BANDEIRA, Júlio. Elementos de estilo. Fragmentos do Brasil no Caderno de
Viagem de Jean-Baptiste Debret. In: DEBRET, Jean-Baptiste. Caderno de Viagem. Rio de Janeiro:
Sextante, 2006.)

1 comentario:

AEC dijo...
Este comentario ha sido eliminado por el autor.