martes, 8 de febrero de 2011

1823- RIO DE JANEIRO "sem phantasiar de ser capoeira"

91-92-Sinto que um dos Srs. deputados entSo me arguisse, dizendo que eu temia o povo generoso do Brazil, e nâo temia a tropa. Eu, nõo obstante os cabellos brancos da mirrada cabeça, não sei o que é temor, quando acho o que é dever: mas sei também qual é o perigo de ajuntamentos populares, que podem degenerar em tumultos; prezo-me de ser cauteloso, sem phantasiar de ser capoeira ; e perdòe-me esta augusta assembléa o ter-me escapado este nome do vulgo, impróprio ao logar e objecto. Não é raciona vel o pôr em contraste, e menos em con flicto, o corpo do povo com o corpo militar, que aliás faz parte, e mui importante parte, do mesmo povo, por ter a especial attribuiçâo da defesa nacional ; o que constitue a sua profissão mui honorifica, vivendo os que a ella se dedicam, de heróicos sacrificios da própria vida pela segurança dos seus concidadãos, e gloria do Estado.
FUENTE: Fallas do throno desde o anno de 1823 até o anno de 1889 accompanhadas dos respectivos votos de ... (1889), Author: Brazil Congresso Nacional. Câmara dos Deputados, Publisher: imp. nacional
Year: 1889, Language: Portuguese

No hay comentarios: