lunes, 29 de noviembre de 2010

1865 -BRASIL- Capoeiras detenidos ( defendidos por Duque-Teixeira - abogado y jefe de la Malta Flor da Gente),

DIARI0 OFFICIAL DO IMPERIO DO BRASIL.

REPARTIÇÃO DA POLICIA.
PARTE FEBREIRO DE 1864
DIA 2.

Pelo corpo policial da corte: Antonio, escravo, por suspeito de fugido, visto ser encontrado ás 11 1/2 da noite embriagado.' Joaquim Mendes, por actos immoraes.. José Maria Soares, por tentar resgatar um preso
da patrulha. ' Antonio Ezequiel c Pedro, africano livre, este por capoeira e estar armado com uma navalha, e
aquelle com um canivete. Luiz Paulino Martins, por se introduzir occultamente em uma casa.

http://historiar.net/images/pdfs/186402_1a_quinzena.pdf

2 comentarios:

AEC dijo...

A CAUSA SECRETA - MACHADO DE ASSIS
Garcia tinha-se formado em medicina, no ano anterior, 1861. No ano de 1860, estando ainda na Escola.......................................................................Garcia olhou: era o próprio homem da Santa Casa e do teatro. Imaginou que seria parente ou amigo do ferido; mas, rejeitou a suposição, pagou aos carregadores, e deu as primeiras ordens. Sabendo que o Garcia era vizinho e estudante de medicina pediu-lhe que ficasse para ajudar o médico. Em seguida contou o que se passara.
— Foi uma malta de capoeiras. Eu vinha do quartel de Moura, onde fui visitar um primo, quando ouvi um barulho muito grande, e logo depois um ajuntamento. Parecem que eles feriram também a um sujeito que passava, e que entrou por um daqueles becos; mas eu só vi a este senhor, que atravessava a rua no momento em que um dos capoeiras, roçando por ele, meteu-lhe o punhal. Não caiu logo; disse onde morava, e, como eram a dous passos, achou melhor trazê-lo..
_ Conhecia-o antes? Perguntou Garcia. - Não, nunca o vi. Quem é?
- É um bom homem, empregado do arsenal de guerra. Chama-se Gouvêa. - Não sei quem é.
Médico e subdelegado vieram daí a pouco; fez-se o curativo, e tomaram-se as informações. O desconhecido declarou chamar-se Fortunato Gomes da Silveira, ser capitalista, solteiro, morador em Catumbi. A ferida foi reconhecida grave. Durante o curativo ajudado pelo estudante, Fortunato serviu de criado, segurando a bacia, a vela, os panos, sem perturbar nada, olhando friamente para o ferido, que gemia muito. No fim, entendeu-se particularmente com o médico, acompanhou-o até o patamar da escada, e retirou ao subdelegado a declaração de estar pronto a auxiliar as pesquisas da polícia.

AEC dijo...
Este comentario ha sido eliminado por el autor.