viernes, 18 de enero de 2013


Lucta phisica, capoeira. O europeo lucta com a espada, florete ou páo. O brazileiro lucta com a faca, e com a agilidade do corpo, tendo neste caso, por única arma a cabeça e os pés, arma terrível para um bom capoeira; este modo de luctas é também aborígene, e, longe de ser perseguido, como é, devia ser dominado, regularisado em nossas escolas militares, por que, um bom capoeira, é um homem que eqüivale a dez homens. Ja vi vinte soldados, armados, tentarem prender a um desarmado, mas capoeira; este derrubou a todos, e só poude ser preso, a baila. Tal é o systema de lucta americano.
Em conclusão: somos, não europeos ou africanos, e sim americanos, pelo sangue, intelligencia, moralidade, lingua, superstições, alimento, dansas e luctas physicas.

fuente: General Couto de Magalhães , 7ª CONFERÊNCIA  PARA O TRICENTENARIO DE ANCHIETA , Assumpto: Anchieta, as raças e línguas indígenas, São Paulo, 1.° de Março de 1897.

4 comentarios:

BLOG de Capoeira dijo...

Costumes africanos no Brasil - Página 272

books.google.com/books?id... - Traducir esta página
Manuel Querino - 1938 - Vista de fragmentos - Más ediciones
Terminada a lucta, o vencedor conduzia a bandeira do vencido. Nos exercicios de capoeiragem, o manejo dos pés muito contribuia para desconcertar o adversario, com uma rasteira, ... social; estas, porém, como um meio de desenvolvimento e de educação physica, como hoje é o foot-ball e outros generos. de sport.

BLOG de Capoeira dijo...

Festas e tradic̜ões populares do Brasil - Página 413

books.google.com/books?id... - Traducir esta página
Alexandre José de Mello Moraes - 1895 - Vista de fragmentos - Más ediciones
guezias, fazendo vida á parte, sendo capoeira por sua conta e risco. ... Penha, o Manduca da Praia bateu-se com tanta vantagem contra um grupo de romeiros armados de páo, que alguns ficárão estendidos e os mais inutilisados na lucta.

BLOG de Capoeira dijo...

Annaes do parlamento Brazileiro - Partes 5-6 - Página 388

books.google.com/books?id... - Traducir esta página
Brazil. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados - 1887 - Vista de fragmentos - Más ediciones
Io não pune esses actos, como diz o nobre Ministro, e ó por isso que eu digo que é inútil, não attinge o capoeira, ... que passam na rua exercmdo a sua gymnastica innocente, mostrando a todos quo são aptos para a lucta ; não são mais elles ...

BLOG de Capoeira dijo...

A Academia de São Paulo: tradições e reminiscéncias : ...


Almeida Nogueira, ‎Carlos Penteado de Rezende - 1977 - ‎
Desde a Academia, era o Duque apologista dos exercícios da capoeira. ... dizer que estava — na pontal Houve, mesmo, quem se lembrasse, tempos depois, de fundar em São Paulo uma escola de capoeiragem. E era um capitalista importante, então na sua completa integridade mental — o general Couto de Magalhães.