lunes, 23 de agosto de 2010

1823-RIO- Diputado hace mención a ser CAPOEIRA


Escriptos historicos e litterarios: I. a constituente perante a historia, 2a edição, II. 30 de julho de 1832, III. diversos
Francisco Ignacio Marcondes Homem de Mello (Barão Homem de Mello)

Laemmert, 1868 - 348 páginas


(pag 233) A's 11 horas da manhã annunciou-se,que era chegado o ministro de estado dos negocios do Imperio, e sairam a recebêl-o os Srs. secretarios suplentes Fernandes Pinheiro e Costa Carvalho, por se nao acharem na sala os Srs. Lopes Gama, e Galvão.

Ao entrar o dito ministro, observou-se que deveria deixar fóra a sua espada.
O Sr. ministro do imperio : —Esta espada é para defender a minha patria, e não para offender os membros desta augusta assembléa ; portanto posso entrar com ella.


(pag.249).............................0 Sr. Silva Lisboa:

Sr. presidente. Para que se figura a retirada dos corpos militares e a sua attitude actual em S. Christovão, em ponto de vista odioso, e como em bloqueio desta capital ? O povo está, e tem estado tranquillo : hontem bem se viu, que esteve nas galarias desta assembléa, sem que entrasse na sala, como no dia antecedente, nao havendo aliás ordem alguma em contrario, e só porque foram certificados, que o regimento lhe designava o lugar sómente nas mesmas galerias, e se manifestaram opiniões dos deputados contra a licença concedida na sessão de 10. Isto prova ser o povo fluminense um povo de ordem.
Sinto, que um dos Srs. deputados então me arguisse, dizendo que eu temia o povo generoso do Brasil e não temia a tropa. Eu, nao obstante os cabellos brancos da mirrada cabeça, não sei o que é temor, quando encho o que é dever : mas sei tambem, qual é o perigo de ajuntamentos populares, que podem degenerar em tumultos ; prezo-me de ser cauteloso, sem phantasiar de ser capoeira ; e perdôe-me esta augusta assembléa o ter-me escapado este nome do vulgo, improprio ao lugar e objecto. Não é racionavel o pôr em contraste, e menos em conflicto, o corpo do povo com o corpo militar, que aliás faz parte, e mui importante parte, do mesmo povo, por ter a especial attribuição da defeza nacional; o que constitue a sua profissão mui honorifica, vivendo os que a ella se dedicam de heroicos sacrifícios da propria vida pela segurança dos seus concidadãos, e gloria do estado.........................Sairam então da sala todos os Srs. deputados ; dissolvendose assim a assembléa pela uma hora da tarde do dia 12 de novembro de 1823.
http://books.google.es/books?id=Sl8CAAAAYAAJ&printsec=frontcover&source=gbs_atb#v=onepage&q&f=false

No hay comentarios: